Tanto a campanha do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), quanto a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabem que o pleito do próximo domingo (30), mesmo faltando menos de cinco dias, segue indefinido.

Nesta reta final da eleição qualquer deslize pode ser fatal e justamente por esse motivo o debate da TV Globo, previsto para sexta-feira (28), pode ser decisivo para a vitória de um dos lados.

Até mesmo porque, diferentemente dos debates no SBT e na Record, em que Lula declinou dos convites e não compareceu, até o momento o petista não negou o convite da Rede Globo.

O debate promovido pela TV Globo será dividido em quatro blocos, com duração total de 1 hora e 30 minutos. Diferentemente do debate do primeiro turno realizado pela Globo, em que os tempos de pergunta, resposta, réplica e tréplica eram determinados pela organização do embate, no confronto do segundo turno os dois candidatos estarão livres para administrar o tempo da forma que acharem melhor.

O primeiro bloco terá 30 minutos e cada candidato receberá 15 minutos para usar nas perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Este bloco será de tema livre. Já o segundo bloco terá 20 minutos de duração, que será dividido em duas rodadas de 10 minutos cada. Neste, cada candidato terá 5 minutos de fala em cada rodada para discorrer sobre temas definidos pelo jornalismo da emissora.

No terceiro bloco, Lula e Bolsonaro voltam a ter 30 minutos para falar livremente, sem tema pré-determinado. As regras deste bloco são as mesmas do primeiro. Por fim, o quarto bloco é o menor, com 10 minutos de duração. Cada candidato terá 5 minutos para falar sobre um tema específico. Antes do encerramento do debate, os presidenciáveis terão 1 minuto e 30 segundos, cada um, para as considerações finais.

É aguardar e conferir, afinal será o último grande evento antes do pleito e pode definir as eleições 2022.